Investir em segurança patrimonial é uma das prioridades de diversas empresas.
A necessidade de proteger dados importantes bem como bens materiais pode gerar dúvidas no momento de contratar serviços ou estabelecer regras para que a empresa se mantenha segura.
Se você também tem dúvidas sobre se os investimentos em segurança patrimonial da sua empresa estão adequados, continue com a gente neste artigo e veja algumas dicas para otimizar esse serviço. Boa leitura!
O que é segurança patrimonial?
A segurança patrimonial é um conjunto de regras e medidas aplicadas para prevenir os riscos que podem afetar o patrimônio.
Os serviços de segurança patrimonial podem englobar recursos tecnológicos, serviços físicos e regras de segurança.
O objetivo é manter não só a segurança de toda a organização como também de todos os colaboradores envolvidos.
A segurança patrimonial pode ser implementada em empresas de diversos porte e segmentos, que precisam garantir a segurança de bens, pessoas e dados.
Hoje o serviço é um aliado na prevenção de atividades que representam risco para a empresa como:
- Espionagem empresarial;
- Terrorismo;
- Sequestros;
- Invasões e assaltos;
- Roubos e furto de itens e dados, dentre outros;
Manter serviços de segurança patrimonial é importante para manter a integridade da empresa e de todos os seus envolvidos. Porém, muitas instituições possuem dificuldades no momento de implementar o serviço, podendo negligenciar algum ponto importante.
Para tanto, vamos deixar algumas dicas para a implementação adequada da segurança patrimonial e a preservação de bens materiais, digitais e do capital humano.
Como implementar a segurança patrimonial?
Um serviço de segurança patrimonial eficiente deve não só prevenir como também eliminar qualquer risco que comprometa a integridade da empresa.
Existem diversas empresas no mercado que prestam serviços que contemplam a segurança patrimonial como controle de acesso, vigilância profissional, portaria, ronda motorizada, dentre outras.
Antes de contratar uma empresa especializada em segurança patrimonial é necessário verificar se ela é regulamentada pela Lei n.º 7.102, de 1983 e se é autorizada pela Polícia Federal para atuação.
Veja agora alguns dos serviços de segurança essenciais para garantir a segurança patrimonial de empresas, indústrias e escritórios.
Computação em nuvem
A computação em nuvem é um dos recursos tecnológicos que garante a integração de todos os setores de uma empresa.
Os antigos arquivos de papel eram susceptíveis a desgastes, danos por água, incêndio e até mesmo roubo.
Com a computação na nuvem, é possível preservar essa documentação de forma segura, incluindo contra ataques de hackers, já que todos os arquivos só podem ser acessados por pessoal autorizado.
Portaria profissional
A portaria é um dos meios de entrada para as empresas que necessitam de um controle rigoroso, mantendo um filtro das entradas e saídas.
Para garantir a segurança nesse setor, é importante trabalhar com pessoal qualificado para seguir todos os protocolos e processos de segurança estabelecidos pela empresa.
Hoje existem serviços de portaria remota, presencial, eletrônica, virtual, dentre outros. O importante é selecionar o tipo mais adequado para a empresa e garantir a seleção da entrada e saída de pessoas.
Sistema para controle de acesso
O controle de acesso dentro da empresa também é fundamental, especialmente em setores restritos, onde somente a entrada de pessoas autorizadas é permitida.
Para esse controle é possível utilizar sistemas de biometria digital, fechaduras eletrônicas e até mesmo câmeras com reconhecimento por vídeo.
A implementação do sistema de controle de acesso favorece o trabalho da portaria, que poderá identificar se a pessoa faz parte do quadro de colaboradores da empresa e se possui liberação de acesso.
A portaria também pode contar com esse tipo de sistema para controlar a entrada de visitantes, que podem ter acesso liberado somente para o setor ao qual irá visitar.
Rede de câmeras de vigilância
Câmeras de segurança é um dos recursos para segurança patrimonial de maior investimento pelas empresas.
Uma das vantagens desse sistema é que a complexidade da rede é proporcional ao tamanho da empresa. O posicionamento estratégico de cada câmera é determinado pela empresa de segurança patrimonial.
Para essa tarefa, ela mapeia pontos de vulnerabilidade e que possuem maior necessidade de monitoramento, sem invadir a privacidade dos colaboradores.
As câmeras de segurança são integradas a circuitos de monitoramento que são operados por vigilantes responsáveis.
Em caso de movimentação suspeita, a equipe de vigilância deve seguir os protocolos estabelecidos para mitigar o risco.
Normas e procedimentos
Como mencionamos acima, a segurança patrimonial engloba um conjunto de recursos e regras.
Logo, é importante determinar as normas e regras de segurança, tanto para o cotidiano dos colaboradores de todos os setores como também os procedimentos em caso de emergência.
A empresa responsável pela segurança patrimonial deve realizar uma análise de riscos para auxiliar na elaboração dessas regras, bem como treinamentos de funcionários sobre as boas práticas de segurança patrimonial.
Terceirização dos serviços de segurança patrimonial
Uma boa empresa de segurança patrimonial pode garantir a prestação de todos os serviços de forma eficiente e precisa.
Para contratar uma empresa séria e comprometida, é importante avaliar sua reputação no mercado e também se está de acordo com a regulamentação exigida.
Vale lembrar que a empresa de segurança patrimonial estará prevenindo e extinguindo qualquer risco que comprometa a integridade física e intelectual da empresa.
Esperamos que essas dicas tenham auxiliado você quanto ao investimento em segurança patrimonial para sua empresa.
Reforce ainda mais sua segurança patrimonial com os produtos da Metalacre, que é referência em lacres de segurança metálica no mercado.
O que achou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.
Até a próxima!