Ligue agora

11 2884 3600

Nossa localização

Rua Soledade 160 - Cumbica | Guarulhos CEP 07224-210

Dicas de como melhorar a segurança no transporte de cargas

As empresas de transporte de cargas se preocupam cada vez mais em oferecer segurança nesse meio de trabalho e, com isto, foram desenvolvendo práticas de planejamento, contando com tecnologias voltadas para a sua gestão.

E, devido à falta de segurança nas rodovias, as empresas de transporte tiveram que se empenhar cada vez mais em sua logística, para conseguir mais qualidade, como também contornar os problemas que pudessem surgir.

Para saber mais e conhecer as principais dicas de como melhorar a segurança no transporte de cargas, continue lendo a seguir e saiba mais.

 

Como é desenvolvida a segurança dentro do transporte de cargas no Brasil?

De acordo com estatísticas apresentadas pela Associação Nacional do Transporte de Cargas, o índice de roubos de cargas tem se mostrado muito alto em todo o Brasil, independente do formato de carga.

E, com isto, o investimento em segurança do transporte de cargas e nas tecnologias que envolvem este tipo de processo foi sendo ampliado, para que mais recursos pudessem ser desenvolvidos.

Mas, ainda assim, mesmo com todo este desenvolvimento neste meio, existem muitos perigos que podem ser evitados com algumas dicas de segurança no transporte de cargas.

 

Saiba mais em: Aprenda como a logística reversa pode ajudar sua empresa

 

Dicas para melhorar a segurança no transporte de cargas

Para os trabalhadores que desempenham as suas funções dentro do transporte de cargas, existem algumas dicas que podem se tornar fundamentais para a realização da logística de seu trabalho, tais como:

  • Treinamento envolvendo todos os motoristas de transporte de cargas para uma direção mais segura

Uma empresa de transporte de cargas deve realizar um alinhamento de toda a sua equipe, oferecendo treinos para que a direção segura seja colocada em prática.

Existem muitos acidentes que são causados em rodovias por motoristas que cometem imprudências no trânsito e, para que isto seja evitado, é preciso treino, materiais educativos e outros investimentos em recursos neste sentido.

  • Checagem do veículo e de suas condições antes de uma viagem

A empresa de transporte deve também realizar a revisão de todos os seus veículos de carga, de maneira preventiva, periodicamente, para garantir que suas condições estejam perfeitas antes de viajar.

Uma dica muito importante é organizar estas revisões por meio de um calendário, para garantir que qualquer tipo de problema no veículo possa ser identificado previamente.

Todas as irregularidades do veículo podem comprometer a segurança dos trabalhadores e, por isto, é preciso atuar com muita responsabilidade.

  • Em casos de viagens de longas distâncias, é recomendado que o motorista tenha um acompanhante

Existem muitos casos de motoristas que pegam no sono ao realizarem viagens muito longas e, isto acontece devido ao cansaço que é atribuído a este tipo de trajeto.

Portanto, em casos de viagens de longas distâncias, é recomendado que o motorista tenha um acompanhante, para que ele consiga se manter acordado e tenha uma segurança extra.

Além disso, é muito importante seguir a jornada de 8 horas diárias, que é estabelecida pela Lei nº13.103/2015, para garantir que o motorista esteja seguro e não se esforce demasiadamente.

  • Evite a circulação em regiões de alto índice de criminalidade em horários de pouco movimento

Existem diversos trajetos que são considerados mais perigosos, principalmente devido ao alto índice de criminalidade decorrente.

E, por isto, é preciso orientar os motoristas a circularem por estas regiões apenas em momentos de grande movimento.

Outra dica para estas ocasiões é usar sempre um rastreador, que permite que o trajeto seja acompanhado e, caso aconteça algum imprevisto, a empresa possa localizar o veículo de carga e tomar as devidas providências.

  • Oferecer um seguro para as cargas

Para prevenir qualquer risco que o transporte de cargas possa sofrer, principalmente imprevistos, é recomendada a realização de um seguro de transporte.

Este seguro pode ser feito de duas formas, sendo destinado ao transporte, de acordo com a empresa que está fornecendo a carga, ou destinado ao comprador que irá receber a carga, sendo este para importação ou exportação.

Investir na segurança do transporte é essencial, principalmente para garantir que o trabalho dos colaboradores de uma empresa de carga seja feito da melhor forma possível.

Ao aplicar as dicas listadas acima, averiguando o veículo e prezando pelo bem estar do motorista, a empresa se mostra responsável e determinada a trazer sempre o melhor para a sua equipe.

Existem muitos casos de criminalidade voltados para transporte de cargas e, por isto, é preciso trabalhar para reduzir estes riscos, implementando mais recursos na logística e investindo na tecnologia.

A segurança do transporte de cargas é essencial e mostra que a empresa é comprometida com a qualidade e melhora de seu trabalho, trazendo sempre grandes oportunidades para deixar seu funcionamento ainda melhor e mais eficiente.

No ramo industrial existem produtos específicos que auxiliam exatamente na segurança desse processo, são os lacres de segurança.

Saiba mais em: Lacre metálico de segurança: como a ferramenta auxilia no controle de perdas e prevenção de uma empresa

Nós, da Metalacre, produzimos este produto com o que há de melhor em matéria prima, de modo que você, sua empresa e suas cargas possam contar com mais segurança durante o transporte de suas cargas.

Aproveite e acesse nosso site para conhecer mais sobre as soluções da Metalacre.

Conheça mais sobre o lacre de segurança, e como este produto é capaz de otimizar ainda mais seus processos logísticos.

Gostou do conteúdo de hoje? Então fique de olho no próximo, continue nos acompanhando.

 

Tags:

Deixe um comentário

Preencha o formulário para liberar o Material REF 38

    This will close in 0 seconds

    Preencha o formulário para liberar o Material REF 54

      This will close in 0 seconds

      Preencha o formulário para liberar o Material REF 28

        This will close in 0 seconds

        Preencha o formulário para liberar o Material REF 84

          This will close in 0 seconds

          Preencha o formulário para liberar o Material REF 86

            This will close in 0 seconds

            Preencha o formulário para liberar o Material REF 29

              This will close in 0 seconds

              Preencha o formulário para liberar o Material REF 40

                This will close in 0 seconds

                [fibosearch]