A indústria do metal possui um futuro promissor para os próximos anos. Mesmo em um cenário pós pandemia e a crise econômica do país, o setor se mantém em recuperação.
Aliando novas estratégias de produção com os avanços tecnológicos da indústria 4.0, o segmento metalúrgico apresenta novidades para os próximos anos.
No artigo de hoje falaremos sobre as novidades e tendências para o futuro da indústria do metal. Continue com a gente!
A importância da logística
A indústria do metal tem uma participação importante na economia brasileira. O setor alimenta desde as montadoras de veículos à fabricação de utensílios.
De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a maior parte das indústrias de metal recuperaram os mesmos níveis de produção presentes antes da pandemia.
Logo, o mercado metalúrgico se mostra bastante otimista para o futuro. Os períodos de quarentena trouxeram lições interessantes para a indústria do metal e com isso surgiram novas tendências para atender esse segmento.
Vale lembrar que com o novo cenário da guerra entre a Rússia e Ucrânia, essas tendências já podem ser implementadas para suprir a demanda do mercado.
Conheça agora algumas tendências para a indústria do metal para aumentar as expectativas otimistas para esse setor.
Tendências e novidades para a indústria do metal
Tendo em vista o papel do metal na indústria, é fácil compreender a necessidade de inovação neste setor. Tanto no modo de conduzir as negociações como no uso de tecnologias para aumentar a produtividade do segmento metalúrgico.
Veja a seguir algumas das principais tendências que tendem a favorecer a indústria do metal, que é responsável por suprir diversos outros segmentos industriais.
Diversificação da cadeia produtiva
A falta de matéria-prima foi uma das dificuldades enfrentadas pela indústria metalúrgica durante a pandemia. Hoje, ainda vivemos um cenário incerto com a guerra no leste europeu.
Essa falta de matéria-prima alertou sobre a necessidade de mudança da cadeia produtiva, para que não haja concentração em um só fornecedor.
Logo, uma das tendências é a diversificação de fornecedores, já que, mesmo que o Brasil não seja capaz de produzir todo o metal necessário, não é interessante estar na dependência de poucos fornecedores.
Além da expansão dos fornecedores, é importante também expandir a carteira de clientes, para haver maior competitividade no mercado e outras fontes de negócios.
Sustentabilidade global
A sustentabilidade global é uma das tendências para a indústria do metal.
Com as previsões futuras de mudanças climáticas e os atuais impactos ambientais que podem prejudicar as futuras gerações, as indústrias precisam buscar investimentos em tecnologias que auxiliem na proteção do meio ambiente e também no uso consciente de recursos naturais.
Com o conceito amplamente difundido de sustentabilidade, as indústrias que já adotam medidas de responsabilidade social em relação à preservação do meio ambiente, ganham maior destaque no mercado.
Logo, a indústria do metal também tende a se enquadrar nessa questão, buscando ferramentas inteligentes para explorar o meio ambiente de modo sustentável.
Tecnologia para gestão eficiente
Com a busca pelo crescimento após os períodos de crise, a necessidade de planejamento estratégico se faz cada vez mais presentes.
Para facilitar a tomada de decisões e garantir a produção conforme planejamento, outra tendência da indústria do metal são os sistemas de gestão.
Eles são verdadeiros aliados da indústria para facilitar o planejamento e realizar o acompanhamento efetivo da produção para ganhar eficiência operacional.
O uso de sistemas de gestão já são inovações trazidas pela indústria 4.0, que também é outra tendência, como veremos a seguir.
Indústria 4.0
A chegada da indústria 4.0 prevê o uso de tecnologias digitais para favorecer a operação de diversos segmentos industriais, incluindo o metalúrgico.
Os princípios da indústria 4.0 com a inovação tecnológica focam em:
- Flexibilidade;
- Modularidade;
- Virtualização;
- Descentralização;
- Comunicação abrangente e intuitiva;
- Aumento da capacidade operacional;
- Orientação a serviços;
- Monitoramento da operação em tempo real;
As inovações tecnológicas favorecem bastante a indústria do metal, como, por exemplo, recursos que aumentam a confiança nas negociações com fornecedores e maior excelência ao cliente.
A adaptação da indústria 4.0 para o setor do metal garantem diversas vantagens como:
- Redução de custos.
- Aumento da qualidade.
- Desenvolvimento de soluções personalizadas.
- Produtos com maior durabilidade e resistência.
- Foco na satisfação do cliente.
Dentro das inovações da indústria 4.0, existem também tendências tecnológicas voltadas para garantir maior produtividade da indústria do metal e também facilitar a tomada de decisões, não só para identificação de gargalos para melhoria de processos operacionais como possibilidade de investimentos em novos negócios e produtos.
Algumas das tecnologias previstas para a indústria do metal são:
- IoT (Internet das Coisas);
- Robótica;
- Inteligência artificial;
- Automação de processos;
- Big Data;
- Comunicação integrada;
- Armazenamento na nuvem;
- Sistemas de gerenciamento;
A evolução tecnológica para a indústria do metal garante mais confiabilidade nas negociações com clientes e fornecedores, produtos com maior qualidade, custos reduzidos e uma operação mais otimizada.
De uma forma resumida, as tendências para a indústria do metal têm como objetivo alcançar maior eficiência operacional e operações de negócios mais seguras. Além disso, essas inovações também preveem indústrias mais sustentáveis.
Conheça as soluções da Metalacre e trabalhe com uma empresa que contribui para o futuro da indústria do metal, levando para seus clientes lacres metálicos de segurança que são referências no mercado.
Gostou deste artigo? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras notícias.
Até a próxima!