Ligue agora

11 2884 3600

Nossa localização

Rua Soledade 160 - Cumbica | Guarulhos CEP 07224-210

Segurança na gestão do transporte de cargas: aprenda estratégias para proteger cargas pesadas na estrada com a Metalacre

A segurança na gestão do transporte de cargas pesadas é uma questão crucial para as empresas e para a sociedade.

O transporte de cargas pesadas é uma atividade essencial para o funcionamento da economia, mas pode apresentar alguns riscos, desde furtos e roubos de cargas, a acidentes graves que comprometem a segurança do motorista e terceiros.

A boa notícia é que existem diversas estratégias que podem ser adotadas para proteger cargas pesadas na estrada. 

Neste artigo, vamos falar sobre a importância da segurança na gestão do transporte de cargas pesadas e algumas estratégias para mitigar os riscos que a atividade apresenta.

Desejamos a você uma ótima leitura!

 

A importância da gestão do transporte de cargas pesadas

A segurança no transporte de cargas pesadas é uma das principais preocupações da empresa no momento de realizar a gestão desse processo.

Com o aumento dos serviços de e-commerce, os clientes estão cada vez mais engajados com as compras on-line, e isso é fruto de um comportamento que cresceu especialmente após a pandemia da COVID-19.

Essas demandas resultaram em um aumento considerável dos serviços de transporte rodoviário, o que exigiu uma expansão por parte das transportadoras para atender esses chamados.

Se por um lado o crescimento do transporte de cargas é benéfico para o mercado e para a movimentação da economia, por outro contribuiu para o aumento dos roubos de carga.

Essa questão acendeu um alerta para as empresas de transporte na questão de segurança, tanto da carga como dos motoristas.

Além da incidência de roubos e furtos de cargas, existe também a preocupação com a segurança no trânsito.

Veículos de cargas pesadas podem causar acidentes graves que comprometem não só a vida do motorista como de outras pessoas na via.

Com esse cenário, a segurança na gestão do transporte de cargas se tornou essencial para garantir a integridade da carga, de colaboradores e terceiros.

De acordo com a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), 2020 apresentou uma queda de 23% em relação a 2019 no que tange a roubos de cargas.

Isso prova que a segurança na gestão de cargas é eficiente, mas ainda requer medidas para diminuir esses números consideravelmente.

Continue sua leitura e veja algumas estratégias para promover a segurança na gestão de cargas, especialmente as pesadas.

 

Estratégias para aumentar a segurança na gestão do transporte de cargas pesadas

Como vimos, a segurança é um dos pontos primordiais na gestão do transporte de cargas pesadas.

Mas existem algumas outras estratégias que são interessantes para garantir a proteção de todos os envolvidos e evitar transtornos e prejuízos. 

Veremos sobre elas a partir do próximo tópico.

Mapeamento de riscos

Uma das estratégias para aumentar a segurança na gestão do transporte de cargas é o gerenciamento de riscos.

Mapear os riscos inerentes à atividade e identificar as possíveis intercorrências que podem ocorrer durante o trajeto é fundamental para reforçar a segurança.

Uma das medidas de segurança para os riscos mapeados é a contratação de seguros de carga, que evita prejuízos em caso de roubo ou danos de mercadorias em casos de acidentes.

Com todos os riscos mapeados é possível estabelecer maneiras para mitigar problemas sérios que podem ocorrer no trajeto de transporte de cargas.

Treinamentos para motoristas

Durante o trajeto de transporte da carga, os motoristas são responsáveis por sua integridade e segurança.

Logo, é fundamental que os condutores estejam bem preparados e sejam experientes na função. Uma das formas de garantir melhor qualificação dos motoristas é a realização periódica de treinamentos que envolvam assuntos como:

  • Direção defensiva;
  • Primeiros socorros;
  • Legislação de trânsito;
  • Prevenção de acidentes;
  • Transporte de cargas perigosas, dentre outros.

O objetivo desses treinamentos é reforçar a atenção dos condutores para alguns pontos que são importantes para garantir sua integridade e segurança.

Vale lembrar que ações como essa são essenciais para que os colaboradores se sintam valorizados e trabalhem com maior dedicação.

Padronização de processos de segurança

Manter uma padronização dos processos de segurança também integra as estratégias de gestão de transporte de cargas.

Isso envolve desde a logística de estoque até o processo de carregamento dos caminhões e distribuição das cargas.

Para tanto, é fundamental manter uma documentação que permita a identificação de riscos mapeados para diminuir sua incidência, não só para o motorista, mas também para os colaboradores dos processos logísticos.

Além disso, é fundamental reforçar as diretrizes de segurança estabelecidas para garantir atividades mais seguras, como uso de EPIs e cinto de segurança.

Monitoramento remoto da frota

Uma das maneiras mais eficientes de manter a segurança na gestão do transporte de cargas é o monitoramento remoto.

Para isso, são utilizados dispositivos de rastreamento da frota como GPS, que utiliza comunicação via satélite para identificar a localização dos veículos.

Aliado ao GPS, outros recursos podem ser utilizados como:

  • Alerta de pânico;
  • Câmeras de segurança nas cabinas;
  • Travamento da cabina;
  • Utilização de lacres de segurança nos baús, como, por exemplo, o lacre do tipo pino e bucha.
  • Controle de velocidade, aceleração e frenagem;
  • Desligamento remoto do veículo em casos de emergência;
  • Monitoramento a partir de plataformas on-line;

O uso dessas tecnologias garante a segurança no transporte de cargas até que ela chegue ao seu destino.

Manutenções preventivas dos veículos

Outra medida de segurança importante na gestão do transporte de cargas é garantir que todos os veículos estejam em bom estado de rodagem.

Isso envolve a necessidade de manutenção periódica de cada veículo para que estejam em boas condições e mantenham a segurança no trânsito.

Além da manutenção preventiva de veículos, especialmente antes das viagens, é importante ter atenção ao volume da carga e seu acondicionamento.

Caminhões que trafegam com excesso de peso ou com carga mal acondicionada estão mais suscetíveis a acidentes de trânsito, comprometendo a segurança da carga, condutor e demais presentes na via.

Vale lembrar ainda que caminhões com excesso de carga são proibidos pela legislação e a prática é passível de multa.

Atenção com regiões perigosas e horários de menor movimento

Algumas regiões apresentam maior periculosidade em relação a outras, seja pelas condições da estrada ou incidência de assaltos.

Geralmente essas localidades são conhecidas, portanto, se possível, é importante evitar o tráfego por essas vias.

Caso isso não seja possível, o ideal é que o profissional trafegue em horários de maior movimento, onde os riscos de acidentes ou assaltos são menores.

Designação de dois colaboradores para viagens de longa distância

Para viagens de longa distância, o ideal é designar dois profissionais para realizar o transporte da carga.

Além do revezamento da condução do veículo durante a viagem, que é uma forma de prevenir acidentes, em caso de intercorrências, ambos colaboradores podem trabalhar em conjunto para uma solução mais rápida.

É importante ressaltar que de acordo com a Lei do Caminhoneiro, Lei 13.103 de 2015, a jornada de trabalho deve ser de 8 horas diárias, além da incidência de horas extras, como qualquer outra atividade contemplada pelas leis trabalhistas.

Mensuração de incidentes ocorridos em viagens

Também faz parte da segurança da gestão do transporte de cargas mensurar qualquer incidente ocorrido durante as viagens.

Mesmo com todos os protocolos de segurança, durante uma viagem podem ocorrer incidentes. 

Para tanto, é essencial mensurar o que ocorreu, não só para melhorar os processos de segurança como avaliar a eficiência dos processos já estabelecidos.

Todas as estratégias descritas acima são de suma importância para garantir a segurança na gestão do transporte de cargas pesadas.

 

Conte com a Metalacre para melhorar a segurança de transporte de cargas

Vale lembrar que as empresas de transporte podem contar com parceiros que reforçam ainda mais esses processos de segurança. Nós, da Metalacre, trabalhamos com soluções em lacres de segurança que aumentam e viabilizam ainda mais a segurança do transporte de cargas.

Além disso, somos especialistas na fabricação de lacres metálicos, e uma das grandes parceiras de empresas que precisam aumentar a segurança na gestão do transporte de cargas.

Nossas soluções são fabricadas com altos padrões de qualidade e garantem não só a segurança da carga transportada como também permite personalizações que facilitam o controle e o rastreamento.

Conte sempre com as soluções da Metalacre para garantir segurança na gestão do transporte de cargas da sua empresa.

O que achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades.

Até a próxima!

Tags:

Deixe um comentário

[fibosearch]