Ligue agora

11 2884 3600

Nossa localização

Rua Soledade 160 - Cumbica | Guarulhos CEP 07224-210

Rompimento de lacre para medidor de energia: Não permita que aconteça com o seu

O rompimento do lacre para medidor de energia é, infelizmente, uma realidade em nosso país. Muitas pessoas nem sabem o quão perigoso isso é, e quais são as consequências de ter um lacre de energia violado.

A segurança em torno do fornecedor de energia é crucial e você sempre deve ficar atento ao seu lacre, pois é o responsável sobre ele. Considerando que o Brasil se torna cada vez mais violento, possuir lacres seguros é algo cada vez mais necessário.

Aqui você vai entender exatamente o que são esses lacres para medidor de energia e qual o motivo da violação dos mesmos. Descubra, também, quem efetivamente pode mexer neste dispositivo.

Lacre para medidor de energia: por que são violados?

O rompimento do lacre para medidor de energia (famoso relógio de energia) se dá porque as pessoas tentam alterar a conta de luz. É o famoso “gato”, onde tentam puxar energia sem que essa seja registrada.

O resultado? Uma conta de luz mais barata. Já pode imaginar o quanto as pessoas tentam fazer isso? Entretanto, isso causa uma série de prejuízos, inclusive para quem está utilizando daquela mesma fonte.

Romper o lacre para medidor de energia para alterar os valores de energia irá aumentar a frequência com que os transformadores são desligados e, consequentemente, interromper o fornecimento de energia.

E o que muitos não sabem é que de acordo com a Resolução 456/2000 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) , quem arca com os danos causados é o próprio consumidor.

O responsável, mesmo que não tenha sido quem realizou a violação do lacre, terá que prestar contas em relação aos danos causados para o equipamento de distribuição de energia.

Sendo assim, se houver qualquer suspeita de violação do lacre para medidor de energia, é preciso comunicar o órgão responsável na sua cidade de forma imediata para que seja feita a conferência.

Mais consequências de um lacre para medidor de energia violado

O responsável pelo lacre para medidor de energia será cobrado pela diferença entre a energia consumida e o que foi computado durante o período de alteração da energia.

Obviamente, também há a aplicação de multa. E a Companhia de energia pode ir ainda mais além. A mesma terá o direito de abrir um inquérito policial por furto. Isso porque houve o roubo de energia.

Apesar de parecer algo um tanto quanto subjetivo, roubar energia elétrica através da adulteração do registro também é crime de acordo com o artigo 155 do Código Penal. A pena pode ser de 2 a 8 anos de reclusão.

De acordo com a Resolução 414/2010 da ANEEL, a qual fala das Condições Gerais de Fornecimento, os lacres que forem instalados nos medidores – bem como demais equipamentos – podem ser rompidos apenas pela companhia fornecedora.

Ou seja, o lacre para medidor de energia não deve ser rompido, a não ser que seja algum agente da companhia de energia elétrica responsável.

Além do mais, romper o lacre para medidor de energia pode causar uma série de acidentes. A vida das pessoas pode ser prejudicada dependendo do manuseio de energia, então é fundamental tomar cuidado.

A importância de um lacre para medidor de energia de qualidade

Fica fácil notar como o lacre para medidor de energia é de altíssima importância, não é mesmo? É algo que agrega alta segurança e resistência ao mesmo tempo.

Além disso, como esse lacre fica exposto à chuva, umidade, luz intensa do sol, sujeira e qualquer outra variante do clima, é imprescindível que o material seja resistente e não reativo a tudo isso.

Caso contrário o lacre para medidor de energia pode arrebentar e as consequências disso, como você pode ter notado, recairão sobre o responsável.

É claro que é difícil isso acontecer, pois, normalmente, as empresas de energias se certificam de que os dispositivos são de qualidade, resistentes e que seguem todos os padrões de qualidade para a sua confecção.

Lacres enumerados

Os lacres enumerados ajudam na identificação dos dispositivos que possam ser violados.

Aliás, essa alternativa é muito interessante para diversas usabilidades de lacres de segurança, principalmente no quesito furto e controle de mercadoria.

Dê preferência para os lacres que possuem códigos ou numerações únicas para certificar-se do controle.

Conheça a Metalacre

Quando o assunto é lacre para medidor de energia de qualidade, nós, da Metalacre, somos referência. Com muitos anos de mercado, produzimos diversos tipos de lacres que atendem o Brasil inteiro.

São diversos clientes satisfeitos por conta da resistência e ótimo custo x benefício de todos os nossos dispositivos de segurança.

Acesse nosso site e confira mais das possibilidades de lacre para medidor de energia e todos os outros dispositivos que oferecemos.

Compartilhe o conteúdo de hoje e fique atento aos próximos posts de blog.

Tags:

Deixe um comentário

Preencha o formulário para liberar o Material REF 38

    Isso vai fechar em 0 segundos

    Preencha o formulário para liberar o Material REF 54

      Isso vai fechar em 0 segundos

      Preencha o formulário para liberar o Material REF 28

        Isso vai fechar em 0 segundos

        Preencha o formulário para liberar o Material REF 84

          Isso vai fechar em 0 segundos

          Preencha o formulário para liberar o Material REF 86

            Isso vai fechar em 0 segundos

            Preencha o formulário para liberar o Material REF 29

              Isso vai fechar em 0 segundos

              Preencha o formulário para liberar o Material REF 40

                Isso vai fechar em 0 segundos

                [fibosearch]