Ligue agora

11 2884 3600

Nossa localização

Rua Soledade 160 - Cumbica | Guarulhos CEP 07224-210

Lacres de segurança no segmento alimentício: onde se encaixam e porque são tão indicados

Os lacres de segurança são itens indispensáveis para garantir a integridade dos produtos alimentícios e, consequentemente, a saúde do consumidor.

Considerando que a indústria alimentícia está em constante evolução, a proteção dos alimentos também deve ser mais eficiente. 

Para essas questões entram os lacres de segurança. Eles são usados para garantir a integridade dos produtos e para aumentar a vida útil dos alimentos.  

Neste artigo, vamos abordar o que são os lacres de segurança, onde eles se encaixam no segmento alimentício e porque são tão indicados. Continue com a gente!

Como os lacres de segurança são utilizados no segmento alimentício?

Os lacres de segurança são um tipo de lacre que são utilizados para garantir a integridade dos produtos alimentícios.

Eles são normalmente colocados em embalagens de alimentos, bem como em outros recipientes que possam conter alimentos. 

Esses dispositivos são feitos de materiais que são resistentes à quebra e à manipulação, o que os torna ideais para garantir a segurança dos alimentos.

O uso dos lacres de segurança é bastante indicado para a indústria de alimentos, pois são uma maneira eficaz de garantir a qualidade e a segurança dos produtos.

Os lacres impedem a contaminação cruzada, evitam o acesso às áreas contaminadas e garantem que os produtos sejam manipulados apenas por pessoas autorizadas. 

Além disso, os lacres de segurança são fáceis de aplicar e remover, o que permite que as empresas façam a verificação necessária para garantir a qualidade dos seus produtos.

Quais os principais tipos de lacres de segurança para alimentos?

Lacres de segurança para alimentos são produtos usados para garantir a integridade dos alimentos e evitar a contaminação. 

Eles são indispensáveis em diversas etapas do processo de fabricação, embalagem e distribuição de produtos.

Existem diversos tipos de lacres de segurança para alimentos, cada um com suas características específicas. Os principais tipos são:

  • Lacre adesivo: 

É o tipo mais comum e é composto por uma fita adesiva que sela o recipiente. Ele pode ser aplicado manualmente ou por meio de máquinas especiais;

É um lacre mais robusto e é feito de material plástico. Ele pode ser aplicado de forma manual ou por meio de máquinas destinadas para esse fim;

Esse é o tipo mais resistente e é feito de metal. Ele precisa ser aplicado por meio de máquinas especiais. Geralmente é utilizado para fechamento de enlatados e alguns tipos de bebidas;

Qual a principal vantagem de se usar lacres de segurança no setor alimentício?

Quando se trata de alimentos, a principal vantagem de se usar um lacre de segurança é a de garantir que o produto não seja adulterado. 

Isso é especialmente importante em itens como bebidas e alimentos enlatados, que podem facilmente ser abertos e manipulados antes de chegarem às mãos do consumidor. 

Além disso, os lacres também ajudam a evitar que insetos e outros animais pequenos entrem em contato com o produto, o que pode causar danos ou contaminação.

Para a indústria alimentícia, vale considerar também a verificação da presença de lacres de segurança em fardos de matéria-prima utilizados para a fabricação de produtos. Essa questão é fundamental para garantir que não houve alterações no material utilizado para a produção de alimentos.

Aplicações do lacre de segurança para alimentos

Os lacres de segurança são indicados para embalagens de alimentos porque garantem que o produto não foi adulterado e está em perfeitas condições para o consumo. 

A aplicação do lacre é feita de forma a garantir que a embalagem não possa ser aberta sem que este seja rompido, o que impede que o produto seja manipulado antes do seu consumo.

São indicados para alimentos perecíveis como carnes e laticínios, além de alimentos fornecidos em pacotes que precisam não só garantir a quantidade, mas também as propriedades do produto. 

Também são utilizados em bebidas, como sucos e refrigerantes, para garantir o seu sabor e qualidade.

Para operações de varejo, a presença dos lacres de segurança também é de suma importância, especialmente porque, através dele, o produto chegará a fase final de consumo.

O rompimento dos lacres de segurança em embalagens de alimentos já alerta para o comprometimento das propriedades do produto e se o mesmo está adequado para ser consumido.

O uso de lacres de segurança em embalagens de alimentos é regulamentado pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

A RDC estabelece diversas normativas com requisitos mínimos para a utilização de lacres em embalagens primárias e secundárias de produtos alimentícios, visando à proteção do consumidor contra a adulteração ou alteração dos produtos.

Vale lembrar que a alimentação é um dos principais pilares para a manutenção da saúde, sendo que o cuidado com o que ingerimos deve ser redobrado. 

Para isso, diversas medidas de segurança são adotadas ao longo da cadeia produtiva, desde a higienização dos alimentos até o armazenamento e transporte. E é justamente nesse último ponto que os lacres de segurança demonstram sua importância.

Melhore a segurança de seus estoques de alimentos com a Metalacre

Os lacres de segurança são itens indispensáveis para garantir a integridade dos produtos alimentícios e, consequentemente, a saúde do consumidor.

Conheça a Metalacre e suas soluções em lacres de segurança para diversos segmentos industriais.

Gostou deste artigo? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras notícias.

Até a próxima!

Tags:

Deixe um comentário

[fibosearch]