Ligue agora

11 2884 3600

Nossa localização

Rua Soledade 160 - Cumbica | Guarulhos CEP 07224-210

Vida útil do plástico: como preservar melhor o material em aplicações de segurança

O plástico é um material extremamente versátil e presente em diversos objetos do nosso dia a dia. Porém, sua vida útil pode ser bastante curta se não for bem cuidado. 

Como o plástico é um material muito utilizado na fabricação de produtos de segurança, como capacetes, escudos e lacres de segurança, é importante garantir que ele esteja sempre em boas condições. 

Afinal, produtos que não estão em perfeitas condições podem colocar a vida dos usuários em risco, além de afetar sua aplicabilidade e eficiência.

A seguir, aprenda como preservar melhor o plástico em aplicações de segurança. Boa leitura!

O que é o plástico?

O plástico é um material feito de polímeros, ou seja, macromoléculas formadas por longas cadeias de átomos de carbono. 

A principal característica do plástico é, sem dúvida, sua versatilidade. Assim sendo, ele pode ser moldado de modo a assumir diversas formas e, adicionalmente, é resistente à deterioração.

Com um amplo leque de usos, o plástico encontra aplicações em diversos setores, incluindo a construção, embalagens, automóveis e eletrônicos.

Apesar de sua notável utilidade, é importante ressaltar que o plástico também possui um grande impacto ambiental. Isso ocorre frequentemente devido à ausência de reciclagem, o que resulta no seu descarte em aterros sanitários ou, lamentavelmente, no meio ambiente.

Quais fatores influenciam na degradação do plástico?

Os fatores que comprometem a vida útil do plástico são diversos, desde a degradação causada pelo tempo e pelo sol, até o descarte incorreto do material. 

Alguns dos principais fatores que influenciam na degradação do plástico são:

  • Exposição ao calor: o plástico pode se deformar ou derreter quando exposto a temperaturas elevadas;
  • Exposição à luz solar: os raios ultravioletas do sol podem fazer com que o plástico envelheça mais rápido e fique quebradiço;
  • Exposição ao ar: o plástico pode se deteriorar com o tempo devido à oxidação;

Ainda assim, existem algumas maneiras de preservar o plástico por mais tempo, garantindo sua segurança e funcionalidade.

Aplicações de segurança que utilizam o plástico

O plástico, um material versátil, encontra utilização em muitas aplicações de segurança.

Aqui estão algumas dessas principais aplicações que utilizam o plástico como matéria-prima:

  • Proteção contra incêndios: 

O plástico é um material inquebrável e resistente ao fogo, o que o torna ideal para a fabricação de itens de segurança como caixas de incêndio e mangueiras;

  • Proteção contra explosões: 

Também é um material resistente às explosões, o que o torna ideal para a fabricação de barreiras anti-explosão e outros equipamentos de segurança;

  • Proteção contra impactos: 

O plástico é um material flexível e absorve bem os impactos, o que o torna ideal para a fabricação de itens como capacetes e escudos;

  • Proteção contra produtos químicos:  

Por ser um material impermeável e resistente a produtos químicos, o plástico é ideal para a fabricação de recipientes para armazenar produtos químicos perigosos.

O plástico também encontra uso na fabricação de lacres de segurança. Esses produtos empregam um material plástico especial conhecido como polipropileno, que se destaca por ser um dos materiais mais duráveis ​​e flexíveis do mundo.

O polipropileno é uma das principais escolhas para a fabricação de lacres de segurança porque ele é resistente a rasgões, quebra e amassamentos. Além disso, o polipropileno não enferruja e tem uma longa vida útil.

Preservação do plástico em aplicações de segurança

As aplicações de segurança são aquelas que requerem um material resistente para manter sua forma e funcionalidade por um longo período de tempo. 

No entanto, o plástico tem uma vida útil limitada e pode sofrer degradação ao longo do tempo. A seguir estão algumas dicas para preservar o plástico em aplicações de segurança.

Armazenamento adequado

Limpe o plástico regularmente usando um pano macio e seco, sendo essencial evitar produtos químicos abrasivos, já que estes podem danificar o material.

Contato com luz solar

Deve-se evitar a exposição do plástico à luz solar direta. A luz ultravioleta pode causar descoloração do plástico e reduzir sua vida útil.

Limpeza

Limpe o plástico regularmente usando um pano macio e seco, sendo essencial evitar produtos químicos abrasivos, já que estes podem danificar o material.

Em relação aos lacres de segurança, as formas de conservação seguem os mesmos parâmetros para outros tipos de aplicações de segurança.

A primeira e mais importante dica é mantê-los longe do calor. O calor tem o potencial de amolecer o plástico, o que facilita o rompimento dos lacres.

Também é fundamental manter eles limpos e secos, já que a sujeira e a umidade têm o potencial de afetar a adesão do plástico.

Por fim, recomendamos guardar eles em um recipiente fechado para evitar a exposição à luz solar direta, fator que pode causar a deterioração do material.

Conte com a Metalacre para usufruir das melhores aplicações de segurança em plástico

Agora que você sabe como preservar o plástico em aplicações de segurança, conheça as nossas soluções Metalacre. Nossa empresa é referência em lacres de segurança no mercado nacional!

O que achou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!

Tags:

Deixe um comentário

Preencha o formulário para liberar o Material REF 38

    This will close in 0 seconds

    Preencha o formulário para liberar o Material REF 54

      This will close in 0 seconds

      Preencha o formulário para liberar o Material REF 28

        This will close in 0 seconds

        Preencha o formulário para liberar o Material REF 84

          This will close in 0 seconds

          Preencha o formulário para liberar o Material REF 86

            This will close in 0 seconds

            Preencha o formulário para liberar o Material REF 29

              This will close in 0 seconds

              Preencha o formulário para liberar o Material REF 40

                This will close in 0 seconds

                [fibosearch]