Ligue agora

11 2884 3600

Nossa localização

Rua Soledade 160 - Cumbica | Guarulhos CEP 07224-210

Novos princípios de sustentabilidade na indústria

A sustentabilidade na indústria é um conceito importante, que vem modificando as formas de trabalho em empresas de diversos segmentos.

Hoje, as indústrias precisam manter o foco em operações que priorizam a responsabilidade social e preservação do meio ambiente. Isso vai de encontro com o perfil mais exigente do consumidor, que também busca viver de modo mais sustentável.

Continue com a gente nesse artigo e veja o que é sustentabilidade na indústria e os princípios que estão sendo buscados pelas empresas. 

O que é sustentabilidade na indústria?

Podemos definir a sustentabilidade na indústria como um conjunto de práticas que prima pelo uso consciente de recursos naturais visando o desenvolvimento social e o bem-estar das gerações futuras.

Uma indústria que trabalha com sustentabilidade mantém o foco na preservação do meio ambiente e em seus processos produtivos. Considerando os impactos ambientais causados anteriormente, a presença de empresas sustentáveis se faz cada vez mais necessária.

Quando falamos em sustentabilidade, pensamos imediatamente nas questões ambientais. Porém, existem tipos distintos de sustentabilidade, que são os princípios seguidos pela maior parte das indústrias.

Sustentabilidade econômica

O conceito de sustentabilidade econômica se refere a uma indústria capaz de manter sua produção de forma competitiva e justa em relação a seus concorrentes.

Para tanto, ela deve manter ações que permitam sua produção com a oferta de boas condições de trabalho para seus colaboradores, sem causar danos ao meio ambiente e outros recursos éticos.

Sustentabilidade social

A sustentabilidade social está ligada ao capital humano, que engloba colaboradores, clientes, fornecedores e até mesmo a sociedade à sua volta.

Para tanto, a empresa deve manter relações harmoniosas e éticas com seus fornecedores, manter os benefícios de direito dos seus colaboradores e ações que favoreçam a comunidade.

A luta contra a exploração do trabalho infantil, promovida pela Abrinq, é um projeto de grande importância em nossa sociedade, pois visa proteger nossos jovens e crianças de abusos que muitas vezes são negligenciados. O projeto conta com o apoio de empresas do setor privado, e nós, da Metalacre, somos uma dessas companhias, que prezam pela justiça social e bem-estar desses menores.

Sustentabilidade ambiental

Já a sustentabilidade ambiental é referente ao impacto ambiental que, direta ou indiretamente, poderá ocorrer a curto, médio e longo prazo.

Isso está ligado com a forma como a indústria explora os recursos naturais ou toma ações para prejudicar o meio ambiente, como desmatamentos de matas e emissão de gases poluentes.

O projeto Carbono Zero é uma iniciativa de grandes empresas do setor industrial de trabalhar de forma a compensar a emissão de carbono no meio ambiente, resultante de nossas atividades produtivas.

Nós, da Metalacre, fazemos parte dessa iniciativa e consideramos que trabalhar e produzir de modo sustentável, não diz respeito apenas às nossas escolhas como empresa, mas sim uma maneira de atuarmos de forma efetiva na preservação de todo nosso ecossistema.

A exemplo disso, temos uma propriedade no município de Garça – SP, onde nosso objetivo é plantar até 200 árvores de espécies nativas, como um ambiente de preservação permanente. Essa ação irá resultar no sequestro, ou seja, na diminuição de  26 mil quilos de carbono a menos no meio ambiente.

Além da diminuição de gás carbônico, a ação também beneficiará a nascente próxima a região, que auxilia no abastecimento de cerca de outras 32 cidades próximas.

Projeto ambiental Metalacre - Garça - SP - 2022
Projeto ambiental Metalacre – Garça – SP – 2022

 

A sustentabilidade na indústria no Brasil

 

Como podemos ver, o conceito de sustentabilidade é bem mais amplo e vai além das questões ambientais. A sustentabilidade contempla também ética e compromisso com a sociedade.

Podemos definir a sustentabilidade na indústria como um conjunto de práticas que prima pelo uso consciente de recursos naturais visando o desenvolvimento social e o bem-estar das gerações futuras.

A Confederação Nacional das Indústrias (CNI) elaborou o Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022.

Seu objetivo é estabelecer, junto ao Estado, políticas ambientais e tributárias, bem como infraestrutura e inovação, para que as empresas possam tomar iniciativas para se tornarem sustentáveis.

Ainda de acordo com a CNI, uma indústria sustentável pode se caracterizar por alguns fatores como:

  • Gestão sustentável de energia, através do uso de fontes renováveis;

 

  • Economia circular, que garante uso consciente dos recursos naturais;

 

  • Bioeconomia, que fortalece a eficiência na utilização dos recursos naturais;

 

  • Resíduos sólidos, que são devidamente tratados para fins de reciclagem;

A importância da sustentabilidade na indústria 

 

Considerando os impactos ambientais que acontecem hoje e que podem comprometer o futuro das próximas gerações, entendemos que a sustentabilidade na indústria não é mais uma opção.

Vale lembrar que o próprio consumidor já tem o conceito de sustentabilidade enraizado, optando por adquirir produtos que mantenham esse princípio.

É importante ressaltar que a sustentabilidade na indústria garante diversas vantagens como:

  • Preservação do meio ambiente;
  • Colaboradores mais satisfeitos;
  • Incentivos e benefícios do governo;
  • Consciência ambiental por todos os envolvidos na indústria;
  • Fortalecimento da imagem da empresa no mercado;
  • Economia de recursos como energia, água, papel, dentre outros;

 

Como implementar a sustentabilidade na indústria?

 

Algumas práticas podem não só iniciar a implementação da sustentabilidade na indústria como também favorecer a operação. Confira!

  • Economia de recursos naturais – É importante pensar na economia de recursos naturais como energia, água e até mesmo o papel, que é originado pelo desmatamento de florestas. A indústria pode optar por fontes de energia renovável, conscientização de funcionários sobre a economia de água e luz e digitalização de documentos.


  • Descarte adequado de resíduos – Outro ponto que demonstra sustentabilidade na indústria é estabelecer planos para descarte adequado de resíduos. Isso não só ajuda a diminuir o número de materiais poluentes como incentiva a reciclagem, que é um nicho de mercado que gera muitos empregos.


  • Reaproveitamento de água – O segmento industrial apresenta um grande consumo de água e a maioria das empresas não possui métodos para reaproveitamento. É importante estudar medidas para instituir o reaproveitamento da água utilizada na indústria, bem como a captação de água da chuva.

 

  • Utilize material reciclado – O uso de materiais reciclados não só evita o consumo excessivo de recursos naturais como também incentiva o mercado de reciclagem. Isso reforça o compromisso da indústria tanto em questões ambientais como sociais.

Agora que você viu sobre a sustentabilidade na indústria, vale a pena iniciar um projeto para a implantação de algumas medidas que vão favorecer a economia, sociedade e natureza.

Lacres metálicos e de plástico é com a Metalacre 

Nós, da Metalacre, somos referência no mercado para a fabricação de lacres metálicos.

Nosso catálogo garante soluções eficientes para manter a segurança de cargas e equipamentos, nosso compromisso é com a qualidade no atendimento aos nossos clientes, e focamos em trabalhar pensando na sustentabilidade.

Na hora de implementar medidas de sustentabilidade, segurança e eficiência em sua empresa, conte com nossos lacres.

O que achou deste artigo? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para mais notícias.

Até a próxima!

Tags:

Deixe um comentário

[fibosearch]